Buscar

Um jovem líder, que nós deixa saudades.

Marcou como divisor de águas a cultura de Pernambuco


Guitinho de Xambá, líder e vocalista do Grupo Bongar

“Apesar da pouca idade, Guitinho sempre foi uma referência na cultura popular pernambucana e na defesa e no registro de nossa ancestralidade africana."

"O Partido de Expressão Popular lamenta profundamente a morte do cantor e compositor Guitinho de Xambá, líder e vocalista do Grupo Bongar. Ele estava internado há cerca de uma semana no Hospital Esperança para realizar um procedimento cirúrgico, mas acabou tendo um acidente vascular cerebral, que o levou à UTI. Familiares e amigos chegaram a realizar uma campanha para doação de sangue, mas ele acabou não resistindo. A notícia da morte do artista foi confirmada nesta quarta-feira (17/2) à noite. Uma perda irreparável para todos em Pernambuco. “Apesar da pouca idade, Guitinho sempre foi uma referência na cultura popular pernambucana e na defesa e no registro de nossa ancestralidade africana.

Guitinho, de atuação forte e marcante na cena cultural pernambucana, sua militância incansável por políticas públicas culturais é conhecida e respeitada em Pernambuco, dono de uma energia contagiante, Guitinho é daqueles pretos talentosos que ficam na memória de quem o conheceu.

Um líder jovem, que marcou como divisor de águas a cultura de Pernambuco. A atuação de Guitinho é de suma importância para a o resgate e o fortalecimento da memória dos Africanos na Diáspora, solidariedade ao Grupo Bongar e a Nação Xambá, em especial ao Baba Ivo de Xambá, nesse momento doloroso.

Bongar é um dos mais importantes grupos de cultura popular e religiosa de matriz africana na diáspora, o grupo Bongar foi formado em 2001 e é integrado por seis ogãs do terreiro de Xambá, Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda. A banda propaga a cultura do Coco de Xambá, festa realizada no dia 29 de junho há mais de 40 anos"


Autor: Gilmar Gonsalves da Silva -

Coordenador Nacional do PEP e Advogado Integrante do Núcleo Jurídico.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo