Buscar

Como Mandombe pode contribuir para consolidar o processo do Renascimento Africano Moderno?

Essas são as perguntas que o professor Bitombokele Lei Gomes Lunguani aborda nesta reflexão pertinente sobre o empobrecimento e a dependência da África 60 anos após a independência.




Mandombe é um sistema de pensamento revelado por Papá Simon Kimbangu



Bitombokele Lei Gomes Lunguani é um teólogo angolano formado na Universidade Simon Kimbangu em Kinshasa.


Especializou-se em Mandombe. Mandombe é um sistema de pensamento revelado por Papá Simon Kimbangu ao Dr. Wabeladio Payi David em 1978 em Mbanza Ngungu/RDC.


Em 1997, o Dr. Wabeladio sendo o professor do Bitombokele, vendo a sua dedicação e o seu empenho no estudo de Mandombe, ele lhe confiou a responsabilidade de sistematizar a epistemologia Mandombe e liderar o programa de divulgar o Mandombe a nível internacional com o apoio administrativo da Universidade. Dali, com 21 anos de idade, começou a sua grande aventura de ensinar e divulgar Mandombe por intermédio das palestras, exposições e formação, sem esquecer a missão que o seu mestre lhe confiou de organizar e sistematizar o Mandombe.


Observando a situação de África, é indiscutível saber que o continente africano está num caos. Mas, essa situação de humilhação e de pobreza não significa que os Negros nunca conheceram os momentos de glória.

O Egito antigo foi a última hora da supremacia dos homens negros. Após a queda da Alta Civilização Antiga,, o mundo negro mergulhou no obscurantismo até chegar no ponto de perder a sua Alma cultural e a sua própria terra na partilha da África em Berlim em 1885.

Assim, todos as condições haviam sido criadas para manter definitivamente o povo negro ou a África no jugo da dominação. É importante sublinhar que de 1885 a 1960, várias ideologias foram desenvolvidas para libertar a África.

Mas Assim, podemos concluir que as independências africanas não foram um sucesso efetivo. Qual é a peça fundamental que faltava para que os africanos não pudessem conquistar a independência total?

Como o Mandombe pode contribuir para consolidar o processo do Renascimento Africano Moderno? Essas são as perguntas que o professor Bitombokele Lei Gomes Lunguani aborda nesta reflexão pertinente sobre o empobrecimento e a dependência da África 60 anos após a independência.




Bitombokele Lei Gomes Lunguani, Diretor de Mandombe University


Bitombokele Lei Gomes Lunguani


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo