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O que diferencia o Partido de Expressão Popular?

Dos 33 partidos estabelecidos no Brasil, e dos 77 partidos em construção no TSE qual a diferença palpável entre eles é o PEP.


A diferença real está em absolutamente tudo, iniciando pela ideologia partidária, não somos de esquerda, direita e muito menos de centro, somos um partido (em construção) pensado e idealizado como Pan-Africanista. O primeiro no Brasil, é o único no mundo fora da África.

Nosso diferencial está no pensamento.

"Libere a mente dos homens e, finalmente, você libertará os corpos dos homens." Marcus Mosiah Garvey

Queremos contribuir para uma nação poderosa, forte e igualitária, entendemos que para isso precisamos combater de forma ampla a desigualdade social, a fome é a miséria, para tanto também precisamos fortalecer a democracia brasileira, para tanto só teremos uma "democracia" forte com a participação efetiva de pretas, pretos, indígenas, quilombolas e povo ribeirinhos.


Pilares de Formação


Por isso está construção está baseada em seis (06) pilares fundamentais, são estes pilares de sustentação estrutural que formamos toda documentação partidária, além dela ser o norte para formação de fundadores (as) do PEP, mas está estrutura ideológica e filosófica será sempre o norteador na busca de políticas publicas afirmativas propostas por esta organização partidária em construção.


"Nós não temos nenhuma intenção de nos deixarmos guiar por qualquer por qualquer que seja a ideologia, nós temos nossa própria ideologia, uma ideologia forte e nobre, que é a reafirmação da personalidade africana" Patrice Lumumba

1. Afrocentrismo, de Afro = África, Centrismo = Centro, ou seja, centrismo, uma abordagem filosófica centrada na História na qual se coloca a África no centro de tudo. Todas as evidências, visões e percepções na qual se pretende abordar o mundo, a perspectiva do sujeito tem como a África o seu ponto de partida. Na verdade, o afrocentrismo justifica a sua visão na perspectiva de que a África é o ponto de partida de quase todas as realizações humanas. Pensadores e pesquisadores como Dr. Jonh Henrik Ckarke, Cheikh Anta Diop, Johacannan, tendem a ter uma perspectiva voltada ao Afrocentrismo pese embora destes não assumirem esta perspectiva na sua totalidade;


2. Afrocentricidade, como defende Molefi Kete Asante (2008) é um modo de pensamento e ação na qual predomina a centralidade dos interesses, valores e perspectivas africanas. É a colocação do povo Africano no centro de qualquer análise dos fenômenos africanos. A afrocentricidade procura e busca sacralizar a ideia de que a própria negrura é um tipo de ética. Pensadores como Molefi Kete Asante, Marimba Ani, Chinweizu, Mucale, Theophillle Obenga, etc..defendem esta perspectiva.


3. Panafricanismo é uma ideologia política social, centrada na História e nas culturas Africanas que reivindica e defende os direitos dos povos Africanos serem livres e independentes diante das forças que destruiram as civilizações Africanas. O Panafricanismo parte logo de princípio na crença de que todos os povos Africanos partilham a mesma história de atrocidades e devem aprender com esta história da escravidão para se unirem em prol de uma causa comum: a União da África. O Panafricanismo apela à unidade e ao mesmo tempo representa uma ruptura com a geopolítica Ocidental para implementar a Geopolítica Africana na qual os Africanos devem ser donos do seu próprio destino. Os Africanos devem ditar as suas próprias regras a nível da política internacional. Os criadores e promotores desta ideologia, são Blyden, Booker Washington, William Dubois, Marcus Garvey, Kwame Nkrumah, Patrice Lumumba, Steve Biko, Amílcar Cabral, Frantz Fanon, etc...



Kwame Ture faz uma analise sobre a diferença entre Revolução e Reforma, partido da sua analise o Partido de Expressão Popular se posiciona a favor da revolução, não queremos fingir fazer "algo" queremos mudanças estruturais reais.




4. Cosmocentralidade Africana tem a ver com as concepções espirituais Africanas, mitologias, ancestralidade, crenças religiosas e valores culturais Africanos. Cosmocentralidade Africana parte logo de princípio que as tradições religiosas Africanas são importantes na formação do pensamento religioso espiritual da Mulher e do Homem Africano. Sendo que o seu ponto de partida consiste em explicar a origem do mundo e do Universo dentro das mitologias Africanas. A cosmologia Africana se encontra no centro da abordagem e da explicação da origem das espécies e dos humanos. Os grandes defensores desta ideologia são, Marimba Ani, Subunfo Some, Beniste, Malomalo, Sweet, Amadou Hampate Ba, Kizerbo, Filipe A. Vidal etc..


5. Mulherismo Africano, é uma perspectiva filosófica e teórica centrado na História dos Africanos em especial a das mulheres africanas que para além de serem as verdadeiras construtoras das nações e civilizações Africanas no âmbito político-social apresenta-se como uma arma de combate ao sistema colonial racista e ao sistema Racista patricalista estruturado nas Instituições atuais que continuam a proliferar a visão negativa da Mulher Africana e do Homem Africano. O Mulherismo é uma perspectiva filosófica prática Afrocentrica que localiza as mulheres Africanas e os Africanos em todos os segmentos sociais e em todas as fases da História da Humanidade para que estas duas pessoas tenham a África como o seu principal compromisso na construção das suas nações. Mulherismo Africano defende que as mulheres Africanas são livres e não precisam de nenhuma ideologia eurocêntrica ou outras para se sentirem livres, precisam da sua própria experiência histórica Africana para se elevarem como seres humanos que passaram por todas as atrocidades e continuam vencer graças a força dos seus antepassados homens e mulheres.


A principal fonte de inspiração do Mulherismo Africano é a realidade dos factos históricos na qual muitas mulheres Africanas lutaram contra o sistema do Racismo Europeu tanto das mulheres brancas e dos Homens brancos que destruíram as nações Africanas construídas por Mulheres e Homens Africanos.


O Mulherismo defende valores espirituais Africanos, o respeito, a partilha, a solidariedade, o alinhamento, o matriarcado, o Ubuntu, Imoshi, acima de tudo coloca a mulher no centro e no processo pedagógico da formação dos Homens e Mulheres Africanas. O Mulherismo se apresenta como uma forma de Reafricanizacao das mulheres e dos homens Africanos. Tem como os seus principais defensores, Nah Dorothy Dove, Cleonora Hudson-Weems, Amadiume, Kolawole, Teresa Cabari, Eva André...etc.


6. Afrocracia, é uma perspectiva teórica prática social centrada no Panafricanismo que tem como o principal objetivo proliferar os ideias do Panafricanismo no sentido de se repensar a África politicamente e culturalmente, combater todas as formas organizadas do sistema Racista na vida dos Africanos. Afrocracia enquanto perspectiva ramificada no Panafricanismo tem o seu principal foco restaurar os valores africanos que dignificam a pessoa do Africano, elevar a cultura e promover a cidadania dentro de um ativismo revolucionário para se mudar o paradigma cultural e social.


Importante dizer; que este Partido está em processo de construção de fundadores, onde coletivamente os fundadores e estados que já estão participando no processo de fundação partidária entendemos que dependendo da situação de saúde publica ao qual o Brasil está passando neste momento, poderemos realizar o congresso nacional de fundação no dias 12 e 13 de junho de 2021, desta maneira estaremos aptos a entrar com processo de registro provisório junto ao Tribunal Superior Eleitoral no dia 25 do mesmo mês e mesmo ano. Reafirmamos que isso só será possível caso a situação epidemiológica do país esteja sobre controle.


Autor do texto Simão Bengui

Ronaldo Arruda - Idealizador do PEP - Partido de Expressão Popular

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